Mordida Aberta

Imagens ou fotos de mordida aberta

O que é mordida aberta?

mordida aberta é um tipo de maloclusão que corresponde à ausência de contacto entre os dentes superiores e inferiores, podendo dar a ilusão de “boca torta” ou que a “boca não fecha bem”.

Esta ausência de contacto pode verificar-se tanto nos dentes anteriores (dentes da frente), como nos dentes posteriores (dentes de trás). Pode ainda ocorrer apenas de um lado (mordida aberta unilateral) ou de ambos os lados (mordida aberta bilateral), e pode verificar-se quer em crianças e adolescentes, ou no adulto.  Ou seja, podem ocorrer diferentes tipos de mordidas abertas, tendo em conta a sua localização, conforme descrevemos de seguida:

  • Mordida aberta anterior – na mordida aberta anterior, a desarmonia relacionada com a falta de contacto dentário entre os dentes superiores e inferiores, verifica-se ao nível dos dentes anteriores (dentes da frente);
  • Mordida aberta posterior – na mordida aberta posterior, os dentes acometidos correspondem aos dentes posteriores (dentes de trás), podendo ocorrer simultaneamente em ambos os lados, ou apenas unilateralmente;
  • Mordida aberta lateral – na mordida aberta lateral, a falta de contacto entre os dentes superiores e inferiores verifica-se ao nível lateral da boca, envolvendo essencialmente a zona dos pré-molares.

Na mordida aberta pode estar envolvida uma desarmonia de ordem esquelética (mordida aberta esquelética), ou relacionar-se com hábitos parafuncionais (mordida aberta dentoalveolar ou mordida aberta anterior dentária).

Esta alteração pode causar algumas perturbações com consequências ao nível da respiração, fonética e função mastigatória, para além da sua condicionante estética. Será ainda mais complicada de resolver se estivermos perante uma situação de mordida aberta e cruzada.

Mordida aberta – sintomas

Na mordida aberta, os sintomas ou sinais que podem indiciar que se está perante tal situação incluem, entre outros:

  • Dor de cabeça;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Dificuldade em mastigar e/ou interferências na deglutição (deglutição atípica);
  • Problemas ao nível da ATM (articulação temporomandibular), tais como: estalidos ou ressaltos, por exemplo;
  • Interferências na fonética;
  • Respiração bucal.

Mordida aberta – causas

As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.

Na etiologia da mordida aberta podem também estar associados fatores genéticos e hereditários, e a postura anormal da mandíbula ou da cabeça.

Selecione o seu concelho ou saiba, de seguida, como tratar a mordida aberta.

Qual a melhor opção de correção?

Apenas o médico dentista ou o especialista em ortodontia poderá, após avaliação em consulta e diagnóstico, aconselhar a melhor solução ao doente, informando-o das vantagens e desvantagens de cada uma, no sentido de corrigir a mordida aberta.

Quanto mais rapidamente for detetada a anomalia e iniciada a respetiva correção, melhor será naturalmente o prognóstico.

Fonte: www.saudebemestar.pt

Share:

22 245 1160

Estamos disponíveis!

Morada

Largo de São Brás 134, Baguim do Monte

E-mail

umdbaguim2017@gmail.com